FPS, O quê é isso? Um Jogo?

Campanha FPS para os Fortes : CrossFire AL

 FPS, ou First Person Shooter significa: Jogos de tiro em primeira pessoa, FPS é um dos estilos de jogos do mercado mais jogados no Brasil e em vários outros países, gerando até torneios milhonários entre equipes que treinam, o equivalente,ao tempo que passariam trabalhando. Para fazer tanto sucesso, a ideia dos jogos de FPS é ,literalmente, colocar os jogadores dentro do jogo, como o protagonista, na maior parte das vezes, por isso o estilo de jogo FPS é um dos mais jogados no mundo de hoje. Aposto que você conhece, pelo menos, um desses FPSs: Counter Strike, Call of Duty, Team Fortress, Halo, Battlefield, e ainda há muitos outros.


Wolfenstein

 Os primeiros jogos em primeira pessoa lançados na história foram Maze War e Spasim, lançados na década de setenta e contando com os recursos de sua época. No entanto, o gênero passou a ser uma verdadeira febre apenas em 1992, com a chegada de Wolfenstein 3D, a primeira grande produção do FPS e que viria a abrir as portas para uma das vertentes de jogos mais bem explorada até os dias de hoje.
Em Wolfenstein 3D, você entrava na pele de um soldado americano aprisionado pelos nazistas, que fará de tudo para escapar vivo deste pesadelo. Dentro de um castelo repleto de inimigos fortemente armados e armadilhas diversas, o gênero de tiro em primeira pessoa viria a ganhar prestígio e novos admiradores.
Wolfenstein 
Doom


 Um ano após o lançamento de Wolfenstein 3D, chegaria ao mercado o verdadeiro responsável pela febre que o gênero de ação e tiro em primeira pessoa se tornaria um dia. Doom reunia em sua época tudo que uma geração de jovens precisava para se divertir em um jogo, como gráficos impressionantes, enredo inovador, violência desmedida, jogabilidade facilitada e introdução ao modo de jogo multiplayer.
Doom

Duke Nukem

Com aspectos técnicos aperfeiçoados em relação ao Doom e um protagonista que na verdade parecia uma sátira de heróis do cinema americano, como Arnold Schwarzenegger, Duke Nukem fazia uso de piadas infames, alusão ao erotismo e diversas outras características inovadoras para a época, o que garante o seu lugar de destaque na história do gênero.
Duke Nukem

Half-Life
 Durante muitos anos a partir de 1994, diversos jogos lançados para computador viriam a ser considerados meras cópias de Doom, e realmente eram muito parecidos com o pioneiro. No entanto, em 1996 é lançado Quake, o próximo grande revolucionário do gênero e título que daria entrada a um novo conceito de disputas online, com gráficos totalmente em três dimensões pela primeira vez no segmento. 
Dois anos depois, seria lançado o segundo grande divisor de águas no mundo do FPS, o game Half-Life. Com um motor gráfico inovador, narrativas envolventes e recursos extraordinários para a época, o jogo conquistou  todos os amantes do estilo em pouco tempo a partir de seu lançamento, em 19 de novembro de 1998. Neste mesmo ano, Half-Life ganharia nada menos que cinquenta e um prêmios de melhor jogo do ano, emplacando o seu nome na história do FPS e servindo de modelo para jogos até os dias de hoje.
Half-Life
Counter Strike 1.6

Outro ponto em que o Half-Life foi um destaque refere-se à quantidade de Mods, ou modificações jogáveis criadas com base no game principal, criados para ele. Bastava você tê-lo instalado no computador para poder acrescentar novos títulos pertinentes ao jogo, o que é o caso de Counter Strike. Proteger um personagem importante e escoltá-lo até o helicóptero de resgate, impedir que uma bomba fosse implantada e detonada ou levar um grupo de reféns para uma área segura são os três pontos fundamentais criados no CS. Escolhendo ser o mocinho ou o bandido, você tem um arsenal à sua disposição em cada nova rodada, devendo eliminar todos os adversários ou concluir seus objetivos para ganhar mais dinheiro e melhorar o seu equipamento.

Counter Strike 1.6

Battlefield 1942

Como seu próprio título deixa a entender, este game traria os campos de batalha da Segunda Guerra Mundial para a tela dos gamers do mundo todo, em partidas online extremamente bem elaboradas e repletas de novos recursos e possibilidades.
Este jogo foi um dos que mais ameaçou a preferência dos usuários de LAN houses e jogos na Internet pelo Counter Strike. O clima de verdadeiras batalhas bélicas presente no ar atraía a milhares de fãs, o que coloca Battlefield 1942 em destaque no mundo do FPS.

Battlefield 1942
Call of Duty

 Dando continuidade aos grandes jogos de guerra já lançados, chega em 2003 o Call of Duty, outro expoente no gênero, em especial quanto à narrativa histórica presente dentro do game. Seguindo aspectos de visual e jogabilidade semelhantes aos de Battlefield, CoD despontava quanto ao seu enredo, bem mais envolvente e historicamente fiel aos fatos relatados na Segunda Guerra Mundial.

Espero que tenham gostado, coloquei só alguns FPS famosos, senão ia ficar aqui o resto da vida, kkk!
Comentem o que acharam do post e deem dicas (o quê vocês querem ver) nas próximas postagens!

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Para Editá-lo no html ok
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial